Furacão Ida faz um morto no Louisiana

Furacão Ida faz um morto no Louisiana
Homem passa por edifício danificado pela passagem do furacão Ida no French Quarter em Nova Orleans, nos EUA AP Photo/Eric Gay

Furacão causou apagão na cidade norte-americana de Nova Orleães.

Pelo menos uma pessoa morreu e toda a cidade norte-americana de Nova Orleães ficou completamente às escuras no domingo, depois de graves danos nas ligações elétricas causados pelo furacão Ida, disseram as autoridades locais.

A morte do homem, de cerca de 50 anos, ocorreu no sudeste do estado do Louisiana, aparentemente depois de uma árvore ter caído sobre a sua casa, disseram as autoridades.

Também foram relatados danos “catastróficos” em grande parte dessa área do Louisiana no domingo à noite, após o furacão Ida ter atingido o estado.

Toda a cidade de Nova Orleães estava sem energia, disse a companhia de eletricidade da cidade, ameaçando o seu sistema de tratamento de esgotos.

O incidente ocorreu precisamente quando o anoitecer começou a cair sobre a cidade e quando o furacão Ida passou cerca de 50 quilómetros (30 milhas) a oeste da cidade.

Em todo o estado do Louisiana, mais de 780.000 clientes estão sem energia, de acordo com o ‘site’ especializado Poweroutage.us, embora outros meios de comunicação social coloquem o número de pessoas afetadas em mais de um milhão.

Em Nova Orleães aguarda-se a passagem do Ida, que atingiu terra com ventos de 240 quilómetros por hora (km/h), pois coincide com o aniversário da tragédia causada pelo furacão Katrina em 2005.

Então, a 29 de agosto, o sistema de diques que protegia a cidade falhou e a cidade sofreu grandes inundações, matando mais de 1.800 pessoas.

Embora os ventos do Ida tenham perdido força, o maior perigo continua a ser a água, tanto da tempestade como das fortes chuvas, especialmente agora que a sua velocidade abrandou para 15 km/h.

Esta situação faz com que as chuvas atinjam a mesma área durante um período de tempo mais longo, aumentando as hipóteses de acumulação de água.