Gémeos mais prematuros do mundo completam um ano

Gémeos mais prematuros do mundo completam um ano
Reprodução Guinness World Records

Chegaram a dar-lhes zero probabilidades de sobreviver mas estes bebés canadianos superaram todas as expectativas.

Nasceram com apenas 22 semanas de vida e são agora, oficialmente, os gémeos mais prematuros do mundo, uma distinção confirmada pelo Guiness.

Adiah e Adrial Nadarajah nasceram 126 dias antes do tempo, batendo o recorde de 125 dias de uns gémeos nascidos no estado norte-americano o Iowa, em 2018. Uma gravidez de termo consiste, normalmente, em 40 semanas. Desta forma, estes gémeos nasceram 18 semanas antes do esperado.

À BBC, a mãe de Adiah e Adrial explicou que entrou em trabalho de parto com 21 semanas e cinco dias. Na altura, os médicos explicaram-lhe que o parto não era viável e que os bebés teriam “0% de probabilidade de sobreviver”.

Muitos hospitais não reanimam bebés que nasçam com menos de 24 semanas de gestação. Segundo explica o World Guiness Records, os gémeos nasceram exatamente com 22 dias. “Se tivessem nascido uma hora antes, não teria sido feita qualquer tentativa para salvar as suas vida”, é possível ler na notícia.

Os dois bebés canadianos nasceram a 4 de março de 2022. Adiah foi a primeira e pesava 330 gramas. Depois veio Adrial com 420 gramas. Juntos, não pesavam um quilo.