Gémeos siameses separados com ajuda da realidade virtual

Gémeos siameses separados com ajuda da realidade virtual
Reprodução Twitter

Gémeos brasileiros estavam unidos pelo crânio. Operação foi realizada no Rio de Janeiro com orientação de uma equipa em Londres.

Bernardo e Arthur Lima de três anos dividam 15 por cento do crânio e uma veia importante que conduz o sangue para o coração de cada uma. Foram finalmente separados após sete cirurgias. As duas últimas ocorreram no domingo e levaram mais de 33 horas e envolveram cerca de 100 profissionais médicos.

A operação foi realizada num hospital do Rio de Janeiro, com uma equipa liderada pelo neurocirurgião Gabriel Mufarrej com o apoio do cirurgião pediátrico Noor ul Owase Jeelani, do hospital Great Ormond Street Hospital, em Londres. 

O procedimento foi considerado pelo médico do hospital inglês como um “feito notável”.

A operação foi planeada durante meses onde as equipas médicas utilizaram várias projeções de realidade virtual do cérebro das crianças, tendo por base exames como TAC’s e ressonâncias magnéticas dos gémeos. A realidade virtual foi também utilizada para simular os procedimentos e treinar as equipas que realizaram as cirurgias. 

Citado pela BBC, Noor ul Owase Jeelani explicou que, pela primeira vez, cirurgiões em países diferentes utilizaram fones e operaram na mesma “sala de realidade virtual” em conjunto.

Os gémeos encontram-se estáveis e a recuperar bem no hospital. Os irmãos irão enfrentar, pelo menos, seis meses de reabilitação.