fbpx
Select Page
Mundo

Guerra comercial entre Estados Unidos e China

Estados Unidos e China continuam num braço-de-ferro, agora com Trump a proibir as empresas norte-americanas de utilizar tecnologia e telecomunicações estrangeiras no país.

16 Maio, 2019 - 15:46

Diogo Ramalho

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem vindo a agravar-se nos últimos dias mas, desta vez, o verniz estalou.

Tudo porque o presidente norte-americano Donald Trump assinou uma ordem executiva em que declara a proibição do uso de tecnologia e redes de telecomunicações estrangeiras.

Trump considera que há riscos elevados que colocam em causa a segurança dos utilizadores, e fala também na espionagem de eventuais adversários estrangeiros.

Trump não fez referência a nenhuma empresa em específico, embora a declaração surja numa altura em que existe uma tensão entre os Estados Unidos e a gigante chinesa Huawei. O Presidente americano não quer que seja fornecida tecnologia para redes 5G.

No início do ano, os Estados Unidos acusaram a Huawei de cometer crimes relacionados com fraude bancária, conspiração contra os Estados Unidos, violação das sanções contra o Irão, violação de propriedade intelectual, e de passar informações aos serviços secretos da China.

A Huawei já reagiu, e desvaloriza a medida. Para a gigante chinesa, esta atitude só vai forçar os Estados Unidos a utilizar equipamentos alternativos de qualidade inferior e mais cara.

Os Estados Unidos não são o primeiro país a demonstrar falta de confiança na gigante chinesa. Austrália, Nova Zelândia e Japão já demonstraram falta de confiança e segurança nacional.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa