“Guerra de Putin está mais brutal a cada dia”

União Europeia anunciou o quarto pacote de sanções contra a Rússia.

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia anunciou que já informou Volodymyr Zelensky sobre o novo pacote de sanções que serão impostas à Rússia e à ajuda que será fornecida à Ucrânia. 

“A guerra de Putin está a tornar-se mais brutal a cada dia. A União Europeia está com a Ucrânia. Apoiamo-los com um pacote de assistência macrofinanceira de 1,2 mil milhões de euros e 500 milhões de euros em ajuda humanitária”, afirmou Ursula Von der Leyen.

No final da semana passada, a líder do executivo comunitário já tinha anunciado a imposição de novas sanções aos russos. 

“As três ondas abrangentes de sanções e a extensão do seu propósito esta semana atingiram muito duramente a economia da Rússia. O 4.º pacote será um golpe adicional ao regime de Putin. A invasão da Ucrânia tem que parar”, afirmou numa publicação nas redes sociais.

Os Estados-membros da União Europeia chegaram a acordo sobre o alargamento da lista de oligarcas russos sancionados como represália pela agressão militar da Rússia à Ucrânia, que contempla a inclusão do multimilionário Roman Abramovich.

A inclusão de Abramovich na lista de pessoas singulares e coletivas alvo de sanções do bloco europeu – que já contemplava 862 pessoas e 53 entidades – coincide com a abertura de uma investigação em Portugal para comprovar se existem irregularidades na concessão da nacionalidade portuguesa ao empresário russo, por este ser descendente de judeus sefarditas.