Guterres pede abertura de corredores humanitários

Guterres pede abertura de corredores humanitários

Secretário-geral da ONU esteve reunido com ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

António Guterres pediu hoje a abertura de corredores humanitários, após o encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, em Moscovo, na Rússia.

O secretário-geral das Nações Unidas frisou a existência de milhares de civis a precisar de ajuda em Mariupol e disse que apresentou uma proposta à Rússia para a criação de corredores humanitários, principalmente na região do Donbass.

“As ações em coordenação com a Cruz Vermelha devem ser feitas para levar produtos e retirar civis”, acrescentou.

Na conferência de imprensa, Guterres disse estar ali enquanto “mensageiro da paz”, com o objetivo de salvar vidas. 

“Tive uma discussão muito franca com Lavrov e ficou claro que há duas posições diferentes sobre o que está a acontecer na Ucrânia”, afirmou. 

De acordo com a Rússia, acontece aquilo que já descreveram como operação especial, “de acordo com a ONU, a invasão russa é uma “violação da integridade territorial e vai contra a Carta das Nações Unidas”. 

Por seu turno, Sergei Lavrov reiterou a teoria de “operação” especial militar e disse estar a trabalhar com a ONU em assuntos humanitários, tendo já “enviado cinco comboios” com apoio para os ucranianos. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que o secretário-geral da ONU tinha sido “muito bem informado” sobre os objetivos da “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia. 

Lavrov considerou que a reunião que irá decorrer entre António Guterres e o Presidente russo, Vladimir Putin, “enfatiza o significado que atribuímos aos nossos contactos com as Nações Unidas”.