Investigadores desenvolvem sistema para apoiar combate a catástrofes naturais

Governo quer até 2027 metade das bolsas de doutoramento para cientistas em empresas

Projeto conta com 10 parceiros de cinco países europeus.

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) integram um projeto que, com recurso a inteligência artificial, visa desenvolver um sistema para apoiar os operacionais na gestão do combate a catástrofes naturais.

Em comunicado, o instituto do Porto esclarece que o projeto, intitulado OVERWATCH, pretende responder à necessidade de “abordar com o máximo de eficácia as catástrofes naturais que se têm registado na Europa com cada vez maior frequência”.

Liderado pela empresa italiana ITHACA, o projeto conta com 10 parceiros de cinco países europeus (Portugal, Itália, Polónia, Dinamarca e Alemanha). Em Portugal, além do INESC TEC, participa o ISQ – Centro de Interface e Tecnologia e o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL).

Fruto de um investimento de três milhões de euros, o projeto vai, até 2026, desenvolver um “sistema holográfico integrado” para apoiar os operacionais na gestão dos meios de combate a incêndios e inundações, recorrendo a inteligência artificial.

Citado no comunicado, o presidente do ISQ, Pedro Matias, destaca que este novo sistema “irá permitir analisar e consolidar dados recebidos através da observação da Terra e por veículos aéreos não tripulados (‘drones’)”, identificando “zonas alvo de catástrofe naturais” e “auxiliar na busca e salvamento”.

“Os algoritmos de inteligência artificial serão, no fundo, utilizados no processamento de dados, permitindo delimitar frentes de incêndio ou água, identificar pontos de água e contribuir para a disponibilização, ao utilizador, de ferramentas de ajuda à decisão”, esclarece Pedro Matias, acrescentando que o intuito é fornecer “informação relevante e mais detalhada” a quem está no terreno para que a decisão seja “mais rápida” e a gestão dos meios disponíveis “mais eficiente”.

De acordo com o instituto do Porto, Portugal será “palco” de duas demonstrações do sistema OVERWATCH, nas quais está prevista a simulação de um incêndio florestal e a resposta das equipas de combate.

Também citado no comunicado, o gestor de projetos do ISQ, Nelson Matos, acrescenta que o objetivo do sistema é “fornecer informação atualizada, detalhada e interativa” de forma atempada aos responsáveis pela decisão no combate e mitigação das catástrofes naturais.

Já o investigador Hugo Silva esclarece que, no âmbito do projeto, o INESC TEC será responsável por desenvolver “um sistema de comunicações móvel que utiliza um ‘drone tethered’ e uma ligação de banda larga via satélite, como forma de fornecer serviços de comunicações (wi-fi e 5G) às equipas de emergência e ao sistema OVERWATCH em caso de falha das comunicações”.

Este sistema, acrescenta Hugo Silva, “pretende complementar a rede de emergência”, ao introduzir “a utilização de plataformas robóticas para recolha massiva e automatizada de informação, e o suporte à operação de sistemas holográficos para melhor reconhecimento situacional”.

Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projeto está diretamente sob alçada da Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA).