Israel e Jihad Islâmica Palestiniana acordam tréguas

Israel e Jihad Islâmica Palestiniana acordam tréguas
REUTERS/Suhaib Salem

Trégua acontece após três dias de violentos confrontos na Faixa de Gaza. Pelo menos 44 pessoas morreram, incluindo 15 crianças. 

Depois de três dias de violentos confrontos no território fronteiriço na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento Jihad Islâmica Palestiniana, as duas partes chegaram a um entendimento de forma a travar novos ataques e permitir a circulação de ajuda humanitária e a entrada de combustível no enclave palestiniano.

As hostilidades, que começaram na sexta-feira depois de Israel bombardear vários alvos daquela organização islâmica, fizeram pelo menos 44 mortos, incluindo15 crianças. Mais de 300 pessoas ficaram feridas.

O acordo foi mediado pelo Egito, com a ajuda das Nações Unidas e do Catar com as duas partes a cederem após o deterioramento das condições existentes no território, nomeadamente com o corte de fornecimento de eletricidade.

As relações entre Israel e a Jihad Islâmica Palestiniana complicaram-se depois das forças israelitas terem detido um dos líderes do movimento islâmico na Cisjordânia. Desde essa altura seguiram-se dias de tensão entre as duas partes que culminaram nos ataques israelitas na sexta, com o país a alegar estar a defender-se das ameaças daquela organização.