fbpx
Select Page
Mundo

Jeremy Corbyn apoia segundo referendo sobre o Brexit

by 25 Fevereiro, 2019 - 19:21

Partido Trabalhista vai apoiar ou até apresentar uma emenda no Parlamento britânico que defenda a realização de um segundo referendo à saída do Reino Unido da União Europeia.

by 25 Fevereiro, 2019 - 19:21

Diana Rosa Rodrigues
REUTERS/Francois Lenoir

O objetivo do líder Trabalhista é evitar que o processo continue, evitando o que apelida de um “Brexit Conservador prejudicial”. Corbyn quer também evitar, a todo o custo, uma saída da União Europeia sem acordo.

A estratégia começa já em apoiar uma proposta apresentada pela deputada Yvette Cooper e pelo deputado conservador Oliver Letwin, cujo objetivo passa por atribuir mais poderes ao Parlamento de forma a forçar Theresa May a pedir uma extensão do prazo do Brexit. Esta emenda parece estar a reunir forte apoio na Câmara dos Comuns, incluindo mais de 20 membros do atual Executivo.

Theresa May diz-se focada em que o Brexit se cumpra na data anunciada, 29 de março, apesar dos apelos de adiamento do próprio partido Conservador. Donald Tusk disse esta segunda-feira que o adiamento da saída do Reino Unido é a “solução racional” a seguir perante a atual situação de impasse.

O Partido Trabalhista vai primeiro tentar forçar algumas mudanças no atual acordo, entre elas a criação de uma união aduaneira permanente e abrangente com a União Europeia. A realização de um segundo referendo nunca foi colocada de parte pelo partido, visto como último recurso caso as alterações fosse chumbadas e Theresa May continuasse no poder.

Theresa May vai falar esta terça-feira aos deputados para dar conta dos últimos avanços nas negociações, apresentando uma declaração que será votada e cujo voto poderá fortalecer ou enfraquecer a primeira-ministra na condução do processo de saída.

May já garantiu que será realizado o chamado “voto significativo” sobre o acordo ainda antes de 12 de março, 17 dias antes da saída oficial, que acontece a 29.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa