Joe Biden diz que está “pronto” para trabalhar com oposição republicana

Joe Biden diz que está “pronto” para trabalhar com oposição republicana.
REUTERS/Tom Brenner

Luta pelo controlo do Congresso norte-americano continua, com os olhos postos nos estados do Arizona e do Nevada.

Neste momento os olhos estão postos nos estados do Arizona e do Nevada que podem decidir a maioria do Senado.

Na primeira reação às eleições Joe Biden disse estar pronto para trabalhar com a oposição republicana no Congresso norte-americano. Durante a sua intervenção, Biden disse ainda se tenciona recandidatar-se para as próximas Presidenciais. 

“O povo americano deixou claro, acho eu, que espera que os republicanos estejam preparados para trabalhar comigo também”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Joe Biden disse no seu discurso que ontem foi um bom dia para os Estados Unidos e a democracia do país, lembrando que a maioria republicana avassaladora que sondagens e analistas políticos previam não aconteceu.

Neste momento Senado e Câmara dos Representantes estão ainda por decidir, ainda que os Republicanos levem uma pequena vantagem no controlo pela Câmara baixa do Congresso.

As sondagens avançavam que uma onda vermelha (cor do partido Republicano) iria invadir o Congresso mas essa onda acabou por esbarrar na resistência democrata, apesar da queda de popularidade de Biden e do Executivo por ele liderado.