Jornalista russo leiloa Nobel para ajudar crianças ucranianas

Jornalista russo leiloa Nobel para ajudar crianças ucranianas
REUTERS

Dmitry Muratov vai doar as receitas da venda do prémio Nobel da Paz e ainda os 500 mil dólares que acompanham a distinção.

O jornalista russo Dmitry Muratov que venceu o Prémio Novel da Paz em outubro de 2021 vai leiloar o prémio com as receitas a reverterem para ajuda humanitária para as crianças ucranianas.

O prémio, que será doado à UNICEFF, vai ter, além do dinheiro angariado com o leilão os 500 mil dólares que acompanham a distinção.

Com esta doação, o jornalista diz que pretende “ar uma possibilidade de futuro às crianças refugiadas”.

O jornalista, fundador do jornal russo independente Novaya Gazeta, foi galardoado pelo trabalho desenvolvido naquela publicação, entretanto encerrada pelo Kremlin. Muratov partilhou a distinção com a jornalista, Maria Ressa, das Filipinas.

Numa entrevista à Associated Press, o jornalista disse estar particularmente preocupado com as crianças que ficaram órfãs devido ao conflito na Ucrânia.“Queremos devolver-lhes o futuro”, afirmou.

Com esta ação, o jornalista pretende criar uma reação e incentivar quem lhe possa seguir o exemplo, leiloando também “os seus bens valiosos para ajudar os ucranianos”.