Julgamento dos ataques terroristas em Paris termina hoje

Julgamento dos ataques terroristas em Paris termina hoje
REUTERS/Benoit Tessier

Ministério Público pediu prisão perpétua para Salah Abdeslam, o principal suspeito de orquestrar os ataques que mataram 130 pessoas a 13 de novembro de 2015. 

Quase dez meses após o início do processo chega ao fim o julgamento dos 20 suspeitos que operaram o ataque terrorista que assombrou Paris no fatídico dia 13 de novembro de 2015.

Salah Abdeslam foi a figura do julgamento. O homem de 32 anos é o principal suspeito do ataque mas em tribunal defendeu-se dizendo que não é um assassino e que condená-lo por isso seria uma injustiça.

Abdeslam teria ele próprio a missão de se fazer explodir no norte de França alegando em tribunal que desistiu da missão. Os procuradores pensaram de maneira diferente, explicando que o cinto de explosivos simplesmente não funcionou.

O Ministério Público tinha pedido prisão perpétua o cidadão francês, nascido na Bélgica, e único elemento vivo entre os comandos que orquestraram o ataque. Os restantes 19 suspeitos em julgamento incluíam membros da célula do Daesh sediada em Bruxelas que realizaram o ataque em nome do Estado Islâmico. Destes, 14 compareceram em tribunal enquanto os ausentes foram dados como mortos tendo sido julgados à revelia.

Durante longos meses, vítimas, jornalistas e famílias dos que morreram no ataque compareceram para testemunhar aquele que é considerado o pior ataque em solo Francês desde a II Guerra Mundial.

O ataque concertado teve vários alvos. A sala de espetáculos do Bataclan, as imediações do Stade de France e uma zona de bares de restaurantes.

As imagens e relatos de terror percorreram o mundo e mudaram a imagem de uma Paris romântica para uma cidade em estado de alerta fortemente policiada por forças militares.