fbpx
Select Page
Mundo

Julian Assange detido em Londres

Assange estava refugiado na embaixada do Equador, em Londres, há sete anos.

11 Abril, 2019 - 10:47

Virginia Galván

Julian Assange foi detido pela polícia britânica e retirado da embaixada do Equador em Londres.

O fundador do WikiLeaks foi posto sob custódia policial depois de não se ter apresentado em tribunal.

Segundo um comunicado da Polícia Metropolitana, citado pela BBC, Assange “foi posto sob custódia numa esquadra da polícia no centro de Londres onde ficará, até ser apresentando perante o Tribunal de Magistrados de Westminster brevemente”.

As autoridades referem ainda que tinham “o dever de executar o mandado, em nome do Tribunal de Magistrados de Westminster” e que “foram convidados para a embaixada pelo embaixador depois de o governo equatoriano ter retirado o asilo” prestado a Assange.

Assange refugiou-se na embaixada equatoriana na capital britânica em 2012 para evitar a sua extradição para a Suécia, que solicitou que o fundador do Wikileaks se entregasse por supostos crimes sexuais, um processo que entretanto prescreveu.

Presente a tribunal, Assange declarou-se inocente das acusações.

Em causa está não se ter apresentado em tribunal em junho de 2012, depois de o Reino Unido ter aprovado a sua extradição para a Suécia, que o queria interrogar por um alegado crime de violação e agressão sexual, ocorrido em 2010.

O juiz considerou Assange culpado por não se ter apresentado em tribunal em 2012, quando procurou asilo político na embaixada do Equador.

O fundador da WikiLeaks pode ser condenado a uma pena que vai até um ano de prisão.

Atualizada às 15:15

Advertisements

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa