Kiev anuncia nove corredores humanitários

corredores humanitários
Lusa

O Governo ucraniano informou hoje que nove corredores humanitários foram abertos para a evacuação de diversas cidades, mas as autoridades locais insistem que Mariupol permanece isolada.

Kiev disse que os novos corredores humanitários incluíam Energodar, Berdyansk, Melitopol, Rubizhne, Nizhnee, Severodonetsk, Popasna, Lysychansk e também Mariupol, uma das cidades mais atacadas pelas forças russas.

Contudo, as autoridades de Mariupol continuam a dizer que não é possível entrar nesta cidade sitiada e que é perigoso para os civis tentarem sair por sua conta.

“Não vemos um desejo real dos russos (…) em dar oportunidade para os habitantes de Mariupol saírem para o território ocupado pela Ucrânia”, disse Petro Andryushchenko, assessor do presidente da câmara, na rede social Telegram.

A partir de Kiev, contudo, a vice-primeira-ministra e responsável pela reintegração dos territórios ocupados da Ucrânia, Iryna Vereschchuk, confirmou todos os corredores humanitários, usando as redes sociais para revelar as rotas de saída.

Assim, os habitantes de Mariupol, Energodar, Berdyansk e Melitopol serão retirados para Zaporizhia e os habitantes de Rubizhne, Nizhnee, Severodonetsk, Popasna e Lysychansk – para Bakhmut.

Por outro lado, a agência noticiosa ucraniana Ukrinform disse que 1.458 pessoas foram retiradas na quinta-feira através de três corredores humanitários, a partir de Mariupol, Melitopol e Energodar.

Hoje à tarde, um comboio de cerca de 2.000 refugiados, escoltados pela Cruz Vermelha, seguia para a cidade de Zaporizhzhia, que está sob controlo ucraniano.