Kiev estima ter provocado 18 900 baixas no exército russo

Kiev estima ter provocado 18 900 baixas no exército russo
Lusa

Número de crianças mortas em consequência dos combates subiu para 167.

O Estado-Maior ucraniano estima que o exército russo sofreu 18.900 baixas, incluindo soldados mortos, feridos ou feitos prisioneiros, desde o início da invasão a 24 de fevereiro, informaram hoje fontes militares de Kiev.

O exército russo também perdeu 698 tanques, 1.891 veículos blindados, 198 lançadores de mísseis, 159 aviões, 135 helicópteros e 111 drones, entre outros equipamentos militares, segundo o balanço atualizado divulgado hoje pelo Estado-Maior ucraniano.

Estes números, alerta a mesma fonte, são estimativas uma vez que não se consegue aceder a dados fiáveis das áreas mais afetadas pelos ataques russos, sobretudo nas regiões separatistas no Donbass, a leste, bem como da cidade sitiada de Mariupol.

A Procuradoria-Geral da Ucrânia, por seu turno, comunicou hoje que o número de crianças mortas em consequência dos combates subiu para 167, mais duas do que o último balanço, na terça-feira. O número de menores feridos é de 297.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.563 civis, incluindo 130 crianças, e feriu 2.213, entre os quais 188 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.