PUB
Notícias Mundo Líderes do G7 prometem apoiar Kiev enquanto for necessário

Líderes do G7 prometem apoiar Kiev enquanto for necessário

Líderes do G7 prometem apoiar Kiev enquanto for necessário
REUTERS/Susan Walsh
PUB
pub superbook

Os líderes do G7 comprometeram-se hoje a “continuar a fornecer” apoio financeiro, humanitário, militar e diplomático à Ucrânia enquanto for necessário, numa declaração conjunta divulgada na cimeira a decorrer na Alemanha.

Na declaração, citada pela agência francesa AFP, os líderes do G7 também apelaram à Rússia para permitir a exportação de cereais da Ucrânia para evitar o agravamento da crise alimentar a nível global.

“Apelamos urgentemente à Rússia para que cesse incondicionalmente os seus ataques às infraestruturas agrícolas e de transporte e permita a livre passagem de mercadorias agrícolas dos portos do Mar Negro da Ucrânia”, disseram os líderes do G7.

Os líderes das sete nações mais industrializadas expressaram igualmente a sua “profunda preocupação” por a Rússia (que iniciou uma ofensiva militar contra a Ucrânia em 24 de fevereiro) ter anunciado que poderá transferir mísseis com capacidade nuclear para a Bielorrússia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma intervenção por videoconferência no início do segundo dia da cimeira do G7, que decorre até terça-feira, em Elmau, no sul da Alemanha.

Sob presidência da Alemanha, participam ainda no encontro do G7 os líderes do Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, bem como da União Europeia (UE).

Exit mobile version