Liz Truss define prioridades para o mandato

Liz Truss define prioridades para o mandato
REUTERS/Henry Nicholls

Liz Truss foi convidada pela rainha Isabel II a formar governo e tornou-se, de forma oficial, Primeira-ministra do Reino Unido. No primeiro discurso em Downing Street definiu os setores da economia, energia e saúde como prioridades.

A audiência com a rainha marca o momento em que Liz Truss se torna oficialmente a nova Primeira-ministra do Reino Unido.

Já em Downing Street e no primeiro discurso em frente ao número 10, Liz Truss mostrou-se confiante e determinada para que o Reino Unido voltasse a ser um “país moderno, forte e robusto”.

“Não será fácil, mas nós conseguimos. Vamos transformar o Reino Unido numa nação aspiracional, com trabalhos bem pagos, ruas seguras e onde toda a gente, em todo o lado, tem as oportunidades que merece. Eu vou trabalhar hoje e todos os dias para que isso aconteça”, afirmou Liz Truss.

A primeira-ministra definiu as áreas da economia, energia e saúde como prioridades, anunciando um plano arrojado de corte de impostos, o reforço do Serviço Nacional de Saúde britânico e ainda a necessidade de combater a atual crise energética.

Apesar do otimismo a nova primeira-ministra não se despediu sem deixar o recado que é esperada uma “tempestade difícil” mas que o Reino Unido “será capaz de ultrapassá-la”.