PUB
Notícias Mundo Lula da Silva apontado como “persona non grata” por Israel

Lula da Silva apontado como “persona non grata” por Israel

Lula Da Silva E Apontado Como Persona Non Grata Por Israel
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia 17/02/2024 REUTERS/Stringer
PUB
pub superbook

O presidente do Brasil foi declarado como “persona non grata” por Israel, depois de comparação com o Holocausto.

O comentário feito pelo presidente do Brasil durante a cimeira da União Africana causou alguma controvérsia com Israel.

O presidente Lula comparou as ações do exército israelita em Gaza com os acontecimentos durante o Holocausto.

O comentário atingiu um ponto sensível de Israel. Desta forma, e através do termo “persona non grata” atribuído, significa que um representante oficial estrangeiro já não é mais bem-vindo, um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais.

Foi na sua conta oficial do “X”, antigo Twitter, que o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, declaraou Lula da Silva uma “persona non grata” em Israel.

Israel Katz explicou que convocou o embaixador do Brasil para Yad Vashem, um local que tem um simbolismo muito importante, pois guarda a memória da ação dos nazis alemães contra o povo judeu.

Outros membros do governos israelita prenunciaram-se sobre esta comparação, como o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que disse que os comentários de Lula da Silva mostram uma banalidade nas palavras em relação ao Holocausto. O governante israelita acusa o presidente brasileiro de ser um “antissemita virulento”.

Exit mobile version