Lula da Silva eleito presidente do Brasil

Lula da Silva eleito presidente do Brasil
AFP

Petista derrotou Jair Bolsonaro e vai assumir o Governo Federal no dia 1 de janeiro de 2023

É oficial. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito novamente presidente do Brasil ao vencer o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro que se torna o primeiro presidente a não conseguir a reeleição. O líder do Partido dos Trabalhadores conquistou 50,88% dos votos e Bolsonaro ficou-se nos 49, 12%. 

Lula, de 77 anos, vai assumir o cargo no dia 1 de janeiro de 2023 e será o mais velho presidente da história. 

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Lula da Silva vai ocupar a Presidência da República pela terceira vez na história.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos como Presidente, entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio da Alvorada após uma vitória na segunda volta, a primeira na história democrática recente do Brasil contra um chefe de Estado recandidato.

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, e manifestou-se certo de que o seu mandato corresponderá a um período promissor nas relações com Portugal. 

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou a intenção de estar presente na posse do próximo Presidente do Brasil, em 01 de janeiro de 2023, em Brasília.

Atualizada às 23h38