Mais cinco suspeitos ligados ao duplo homicídio na Amazónia

Amazónia: Ministério Público acusa três pessoas de homicídio de ativista e jornalista
REUTERS/Bruno Kelly

Autoridades brasileiras investigam oito suspeitos, três já detidos pelo homicídio. Os outros cinco podem ser acusados de ocultação do corpo.

As autoridades brasileiras identificaram mais cinco suspeitos de ligação aos homicídios do jornalista britânico Dom Phillips e do ativista brasileiro Bruno Araújo Pereira, cujos corpos foram encontrados na quarta-feira num local remoto na Amazónia.

A Polícia Federal informou que está a investigar oito suspeitos, três dos quais já estão detidos, incluindo um que terá confessado o crime e conduzido as autoridades até ao local onde os corpos foram encontrados.

As autoridades brasileiras revelaram na sexta-feira que acreditam que os três suspeitos já detidos – Jeferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, e os irmãos Amarildo e Oseney da Costa Oliveira – “agiram sozinhos” no duplo homicídio.

No domingo, a polícia disse que os outros cinco suspeitos estão a ser investigados por supostamente terem ajudado a esconder os corpos, que foram enterrados na selva, a cerca de três quilómetros do rio onde o barco das vítimas foi intercetado.

Os cinco novos suspeitos poderão responder pelo crime de ocultação de corpo, o que lhes permitiria aguardar pelo julgamento em liberdade.

A Polícia Federal acrescentou no comunicado que prossegue com as investigações para tentar esclarecer todas as circunstâncias do crime.

Na quarta-feira à noite, as autoridades encontraram restos humanos numa zona remota da Amazónia, que foram posteriormente confirmados como sendo do jornalista britânico e do ativista brasileiro.

Phillips e Araújo desapareceram em 5 de junho quando navegavam num rio no Vale do Javari, uma região de selva perto das fronteiras do Brasil com o Peru e a Colômbia, onde tinham viajado para recolher material para um livro em que o jornalista estava a trabalhar sobre as ameaças enfrentadas pelos indígenas na região.

Dom Phillips foi um jornalista radicado durante 15 anos no Brasil, onde colaborou com vários meios de comunicação internacionais, como o Financial Times, o New York Times e o Washington Post, entre outros.