PUB
Notícias Mundo Mais de mil mortos em sismo na Turquia e Síria

Mais de mil mortos em sismo na Turquia e Síria

Mais de mil mortos em sismo na Turquia e Síria
Reuters
PUB
pub superbook

Sismo de magnitude 7,8 atingiu esta madrugada o sul da Turquia e o norte da Síria.

Mais de mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu esta madrugada o sul da Turquia e o norte da Síria.

O último balanço dá conta de pelo menos 1.500 mortos e cerca de 5.383 feridos.

O abalo foi registado numa zona turca perto da fronteira entre os dois países.

Centenas de pessoas estarão ainda presas nos escombros, de maneira que o número de vítimas deve aumentar.

Cerca de 1700 edifícios foram afetados, muitos dos quais ficaram completamente destruídos.

https://twitter.com/waheedfalaksher/status/1622508729143857152?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1622508729143857152%7Ctwgr%5E0f0364130b0da0cc59384b356faaf2a2838fbb6c%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fsicnoticias.pt%2Fnoticias-ao-minuto%2F2023-02-06-Sismo-que-atingiu-Turquia-e-Siria-faz-centenas-de-mortos-37f8a624

UE envia equipas de resgate

A Comissão Europeia está a coordenar o envio de equipas de resgate dos Estados-membros para se juntar às buscas por sobreviventes após o terremoto que sacudiu esta segunda-feira o sudeste da Turquia e outros países vizinhos, especialmente a Síria.

O comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic, assinalou, numa mensagem partilhada na rede social Twitter, que Bruxelas ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE e que as equipas de salvamento da Holanda e da Roménia já se estão a deslocar para a zona afetada.

“O Centro de Coordenação de Resposta a Emergências está a coordenar o envio de equipas de resgate da Europa”, destacou o diplomata esloveno.

Por seu turno, o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros da UE, Josep Borrell, sublinhou que o bloco europeu está “pronto para ajudar” os países afetados após um “devastador” sismo, que “já ceifou a vida a centenas de pessoas e feriu muitas mais”.

“As minhas profundas condolências às muitas famílias que perderam vidas e desejo uma rápida recuperação aos feridos. A UE está totalmente solidária com vocês”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também no Twitter.

Países como a Alemanha, Rússia, a Itália e o Azerbaijão já tinham anunciado a intenção de enviar equipas de resgate para ajudar nas buscas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou as condolências ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e disse estar “pronto para prestar a assistência” ao país. “Desejo uma rápida recuperação a todas as vítimas. Estaremos ao lado do povo neste momento difícil”, escreveu Zelensky numa publicação do Twitter.

Governo português expressa solidariedade à Turquia após terramoto

O Governo português expressou a sua total solidariedade ao Governo e ao povo turco, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, lamentando os efeitos do sismo na Turquia que vitimou também centenas de pessoas na Síria.

“Estamos chocados com as notícias que chegaram da Turquia esta manhã sobre o terrível terramoto. O Governo Português manifesta a sua total solidariedade com o povo e o Governo da Turquia”, publicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social Twitter.

Um tremor de terra, com uma magnitude de 7,8 na escala de Richter atingiu hoje a zona de fronteira entre a Turquia e a Síria.

O abalo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência France–Presse.

Exit mobile version