“Mamá Coco” morre aos 109 anos

“Mamá Coco” morre aos 109 anos
Reprodução Twitter

Maria Salud Ramirez, que terá inspirado a avó do filme da Pixar “Coco”, morreu este domingo.

María Salud Ramírez Caballero, a “Mamá Coco” morreu no domingo aos 109 ano. A mulher que alegadamente inspirou a avó do filme da Pixar “Coco” faleceu em Santa Fe de la Laguna, no estado mexicano de Michoacán. A morte foi confirmada pelo secretário do Turismo de Michoacán, Roberto Monroy, na rede social Twitter. 

María Caballero nasceu e morreu no México e terá sido a fonte de inspiração para uma das protagonistas do filme de sucesso.

Ainda assim, a Disney nunca reconheceu de forma oficial que se terá inspirado na mulher para a personagem, apesar das semelhanças físicas e da família confirmar que uma equipa da Pixar visitou a cidade onde a mulher vivia, tendo passado vários dias na região.

Como não foi oficialmente reconhecida, a ligação entre a “Mamá Coco” mexicana e a personagem não rendeu nem um cêntimo à mulher nem à família.

Os estúdios confirmaram apenas que viajaram até várias regiões do México e passaram vários dias como famílias mexicanas de forma a entenderem as tradições do país. A família tem lutado desde a estreia do filme de animação para que a Disney reconheça que se inspirou na centenária.

Maria Caballero teve três filhos, vários netos, bisnetos e até tetranetos. Trabalhou como ceramista toda a vida tendo enfrentado algumas dificuldades financeiras no final da sua vida.

A idosa acabaria por conseguir fazer dinheiro tirando fotografias com turistas junto a um cartaz do filme, potencializando dessa forma as semelhanças inegáveis com a personagem.