Manifestantes furam bloqueio da PM e invadem Congresso, Supremo e Planalto

PUB
Leaderboard da campanha da opticalia

Polícia reagiu, lançando gás lacrimogéneo sobre multidão.

Apoiantes do ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro invadiram hoje o edifício do Congresso e tentam entrar no Palácio do Planalto, sede do Governo, em Brasília, num ato de protesto contra a eleição do chefe de Estado, Lula da Silva.

A invasão começou depois de apoiantes pró-Bolsonaro terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Apesar de a polícia federal ter colocado barreiras de proteção, os ‘bolsonaristas’ avançaram e furaram o cerco policial. Há imagens dos invasores dentro do salão verde do Congresso.

Antes da invasão, o ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino, afirmou ter conversado com governadores sobre as convocação dos protestos de ‘bolsonaristas’ e disse esperar que a polícia não necessitasse de agir para conter atos violentos desses grupos.

Há imagens da barreira dos polícias na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a ser “furada” pelos ‘bolsonaristas’ vestidos de verde e amarelo. Os manifestantes arrancaram grades para entrar na Praça dos Três Poderes enquanto os agentes tentavam contê-los com spray de pimenta.

A invasão no Congresso brasileiro compara com um ato semelhante ocorrido nos Estados Unidos por extremistas que apoiavam então o ex-Presidente Donald Trump, derrotado nas urnas, antes da posse do atual chefe de Estado.