Minas detonadas em Kharkiv

Minas detonadas em Kharkiv

Autoridades ucranianas estão a detonar centenas de minas deixadas pelas tropas Russas numa localidade no leste de Kharkiv.

É mais uma das consequências da passagem das tropas russas pelo território ucraniano. Nesta região do leste de Kharkiv, foram encontrados centenas de pequenos artefactos explosivos.

Os moradores aperceberam-se da presença das minas nas primeiras horas da manhã de segunda-feira depois de ouvirem sons de assobios. Ao saírem das habitações encontraram centenas de pequenos artefactos explosivos em embalagens de plástico verde espalhadas nos quintais e em estradas próximas.

“Esta noite, à uma da manhã, ouvimos alguns sons estranhos, algo assobiou e então tudo caiu. Fomos verificar os arredores pela manhã e encontrámos muitas minas no nosso quintal. E ali, no telhado. Eu moro lá. Em cima do meu apartamento. Há um buraco no telhado. É um telhado novo, foi feito apenas há alguns anos atrás. Acho que há lá uma também”, afirmou Sergey, um habitante.

Os engenhos foram rapidamente identificados pela unidade de minas e armadilhas do Serviço de Emergência do Estado de Kharkiv.

Os dispositivos em causa transportam até 1,5 kg de explosivos líquidos e os temporizadores tornam imprevisível o momento da detonação.
As autoridades competentes estão a recorrer a engenhos para procurar e detonar os explosivos remotamente.

O uso das minas terrestres PTM-1 foi proibido pelo Tratado de Ottawa de 1997 com o objetivo de reduzir o número das baixas civis.