Pelo menos dez mísseis russos atingiram duas universidades da cidade de Mykolaiv.
Uma extensa coluna de fumo denuncia a intensidade dos ataques a Mykolaiv. Pelo menos dez mísseis russos atingiram duas universidades.
As equipas de resgate estão a trabalhar no terreno e o primeiro balanço dá conta de, pelo menos, dois feridos.
Today russia-Terrorist attacked 2 biggest Universities in Mykolayiv. At least 10 missiles. Now they attack our education. I’m asking Universities of all democratic countries to claim russia what it is really is- the Terrorist pic.twitter.com/VNiRxNbT89
— Віталій Кім / Vitaliy Kim (@vitalij_kim) July 15, 2022
O autarca da cidade classificou os militares russos como terroristas por estarem a atacar alvos civis, numa altura em que muitas pessoas estavam na rua.
Em Vinnytsia surgem novas imagens do momento do trágico bombardeamento desta quinta-feira que atingiu um centro comercial e vários prédios residenciais. Na altura do ataque as câmaras de vigilância captaram o desespero das pessoas que estavam na rua e tentaram proteger-se como podiam.
CCTV captures the moment Russian missiles hit the city of Vinnytsia in central Ukrainehttps://t.co/PAiZ4D1jU3 pic.twitter.com/xqKQRVxW0v
— Sky News (@SkyNews) July 15, 2022
Até agora há a registar 23 vidas perdidas, incluindo três crianças. Cerca de 40 pessoas continuam desaparecidas e há várias dezenas de feridos.
“Este dia provou mais uma vez que a Rússia deve ser oficialmente reconhecida como um estado terrorista. Nenhum outro estado no mundo representa uma ameaça terrorista tão grande como a Rússia. A nenhum outro estado do mundo se permite destruir diariamente cidades pacíficas e a vida humana com mísseis de cruzeiro e artilharia de foguetes”, afirmou Volodymyr Zelensky.
O Ministério da Defesa da Rússia disse hoje que o ataque com mísseis à cidade foi direcionado a um prédio onde altos funcionários das Forças Armadas da Ucrânia estavam reunidos com fornecedores estrangeiros de armas.
Apesar dos bombardeamentos estarem a acontecer em várias cidades por todo o país, o objetivo da Rússia agora é a conquista de Bakhmut em Donetsk.
Moscovo diz que já entrou nos arredores de Siversk e depois de entrar no centro da cidade, a Rússia pretende abrir um caminho para Sloviansk e Kramatorsk.