Monkeypox: Casos triplicaram na Europa em apenas duas semanas

Monkeypox: Casos triplicaram na Europa em apenas duas semanas
REUTERS/Dado Ruvic

OMS diz que não existe espaço para “complacência” e é necessário intensificar esforços entre os países de forma a prevenir propagação da doença.

Em comunicado, Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa, afirmou serem necessários esforços concertados se forma a prevenir a propação da doença. O responsável informou que nas últimas duas semanas os casos de Varíola dos Macacos triplicaram na Europa.

“Uma ação urgente e coordenada é imperativa se quisermos virar a esquina na corrida para reverter a propagação contínua desta doença” afirmou.

Apesar do surto da doença não ser considerado ainda uma emergência de saúde global, a OMS considera que o risco de infeção no continente europeu é alto, dada a continua ameaça para a saúde pública e a rápida propagação da doença. Apesar da maioria dos casos ter sido detetada em homens já foram relatados casos entre mulheres e crianças.

“Deixem-me ser claro. Não há simplesmente espaço para complacência – especialmente aqui na Europa, com o surto em rápida evolução a cada hora, dia e semana, aumentando o seu alcance para áreas que não tinham sido ainda afetadas”, afirmou Hans Kluge.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, já foram identificados cinco mil casos do vírus em 51 países de todo o mundo. De acordo com a OMS, infeções na Europa representam cerca de 90% do total global.

Em Portugal, o número de casos de infeção pelo vírus Monkeypox já ultrapassou os 400.