Morreu a rainha Isabel II

Morreu a rainha Isabel II
REUTERS/File Photo
PUB

O anúncio foi feito através de uma comunicação da família real.Isabel II morreu durante a tarde de forma pacífica.

Muito se especulou durante todo o dia mas o anúncio que já muitos esperavam aconteceu ao final da tarde.

Isabel II morreu durante esta tarde de forma pacífica. Carlos, primeiro na linha de sucessão ao trono e agora Rei, permanecerá em Balmoral durante a noite para regressar a Londres durante o dia de amanhã.

Os anseios dos britânicos começaram durante a manhã, quando foi anunciado pelo palácio o agravamento do estado da monarca.

“Na sequência de nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela se mantenha sob supervisão médica”, é possível ler no comunicado avançado ao início da tarde.

A informação dava conta também que, apesar do estado de saúde inspirar mais cuidados, a rainha continuaria no castelo de Balmoral, onde estava “confortável”.

A notícia do estado de saúde da rainha ditou o resto da atualidade mediática do dia, marcando também os trabalhos no Parlamento britânico.

As primeiras notícias avançaram de imediato que o Príncipe Carlos viajaria até à Escócia, tal como o príncipe William. Não tardou muito até que Harry anunciasse também a viagem até à residência real onde está Isabel II. De acordo com a imprensa britânica, o duque de Sussex irá viajar sozinho, sem Meghan Markle que ficará em Londres, podendo viajar até à Escócia mais tarde.

Além de Carlos, os restantes filhos da monarca também viajaram até Balmoral. Apenas Kate Middleton permaneceu em Windsor com os três filhos, uma vez que se tratou do primeiro dia de escola das crianças.

Tudo isto criou alvoroço junto do Castelo de Balmoral, com a segurança a ser reforçada junto dos portões da propriedade real. O mesmo aconteceu nos portões de Palácio de Buckingham onde dezenas de pessoas mostravam preocupação.

A última aparição oficial de Isabel II aconteceu na terça-feira para receber e indigitar Liz Truss como a nova primeira-ministra do país, num encontro que é tradicionalmente feito em Londres.  Os primeiros alarmes soaram depois de na quarta-feira, por indicação médica, a monarca faltar a uma reunião virtual do Conselho Privado, justificada com a necessidade de descanso da rainha.

Uma informação tão detalhada sobre o estado de saúde da rainha por parte do palácio não é algo comum, tendo sido visto de imediato com grande preocupação, com analistas e correspondentes da família real a alertarem para uma situação grave.

Os receios de um país inteiro confirmaram-se, passava pouco das seis e meia da tarde. Isabel II morreu aos 96 anos. Contava 70 de reinado.