Motociclistas vão pagar estacionamento em Paris

Motociclistas vão pagar estacionamento em Paris
Photo by Daria Shevtsova on Pexels.com

Objetivo é reduzir a poluição e os estacionamentos indevidos na capital francesa.  

Todos os condutores de motociclos vão ter de pagar estacionamento em Paris, França, a partir de 1 de setembro. A obrigatoriedade aplica-se a horários das 09:00 até às 20:00 de segunda-feira a sábado (excessão aos feriados) com taxas que podem atingir os três euros por hora. 

O objetivo da autarquia parisiense é reduzir a poluição e os estacionamentos indevidos. 

Os condutores de motociclos vão ter a possibilidade de pagar de diferentes maneiras: através de uma licença ou de bilhetes. De acordo com a imprensa francesa, vão estar disponíveis também tarifas reduzidas de 4,50 euros por semana ou 22,50 euros por ano para residentes ou para aqueles que utilizem veículos de duas rodas por razões profissionais.

Os veículos elétricos estão isentos de pagamento de qualquer taxa por estacionamento. 

Jean-marc Belotti, Coordenador da Federação Francesa de Motociclistas de Paris, diz ser uma medida “anti-social” e de se tratar de mais um imposto. Acusa ainda as autoridades de “hipocrisia” e de “golpe financeiro”. 

“São muito mais limpas e menos imponentes do que um carro e o espaço [público] é otimizado. O consumo de combustível é baixo e, para a mesma distância, anda-se muito menos tempo”, diz ainda o Coordenador da Federação, que considera os motociclistas como uma mais valia ecológica, ainda que menos verdes que as bicicletas. 

No entanto, David Belliard, deputado da Câmara que representa o partido francês Europa Ecologia – os verdes, diz que a “taxa de estacionamento é obviamente mais baixa do que a dos condutores de automóveis. E isto é uma medida de justiça em relação aos automobilistas. Hoje, encontramo-nos numa situação em que precisamos de regular melhor o espaço público, porque há muito estacionamento anárquico”. 

Para além da imposição de pagamento por parte do governo, vão ser criados mais mil lugares, totalizando cerca de 43 mil ao longo da capital francesa.