Nasceu o primeiro bebé a partir de um útero transplantado em Espanha

Nasceu o primeiro bebé a partir de um útero transplantado em Espanha
Reprodução/ Hospital Clínica de Barcelona

Chama-se Jesus e é considerado um verdadeiro milagre. Para o poder conceber, a mãe recebeu um transplante de útero, doado pela irmã.

Trata-se do primeiro bebé concebido num útero transplantado em Espanha mas que integra uma lista de quase 50 crianças que nasceram com essas características. O primeiro aconteceu na Suécia, no Hospital Universitário Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo.

Jesus, é o nome do bebé que nasceu a 10 de março no Hospital Clínic de Barcelona, instituição que deu agora a conhecer o caso. A mãe, Tamara integrou em 2015 um grupo de mulheres que iriam ser submetidas a um programa experimental para transplante de útero. Recebeu o órgão da irmã e foi a primeira iniciar o processo que terminou com o nascimento do filho, através de uma cesariana programada devido a complicações na gravidez.

“Foi um processo difícil, mas valeu a pena” referiu Tamara Franco.

A criança nasceu prematura, pouco mais de um quilo mas apresenta uma boa evolução do estado de saúde. Já superou os três quilos e os pulmões já estão funcionais, o que permitiu à equipa médica dar-lhe alta.