Novo desafio do TikTok pode colocar vida em risco

Novo desafio do TikTok pode colocar vida em risco
REUTERS/Dado Ruvic

Prática consiste em colocar fita-cola nos lábios de forma a tapar a boca por completo, momentos antes de ir dormir.

Há um novo desafio na rede social que já se tornou viral em países como Estados Unidos e Brasil. Uma prática que pode revelar-se perigosa, que consiste em colocar fita-cola nos lábios de forma a tapar a boca por completo, antes de dormir, forçando dessa forma a respiração pelo nariz.

Até aqui parece inofensiva, mas especialistas acreditam que este desafio pode revelar-se fatal, principalmente para quem sofre de apneia obstrutiva do sono, uma das perturbações do sono mais comuns e perigosas, uma patologia que consiste no colapso total ou parcial das vias respiratórias.

Pessoas com obstruções nasais correm o risco de asfixia durante a noite.

Numa pesquisa rápida pela rede social é possível verificar a existência de vários vídeos que correspondem a esta tendência, sendo em que alguns deles são descritos os benefícios de forçar a respiração pelo nariz, alegando que respirar pela boca durante o sono poderá provocar problemas como mau hálito, boca seca e problemas gengivais ou que respirar exclusivamente pelo nariz melhora a qualidade do sono.

@isabelle.lux

Mouth Tape Benefits #mouthtape #mouthtaping #antiaging

♬ original sound – Isabelle Lux ⚡️ Skincare

Respirar pelo nariz durante o sono é benéfico para a saúde, uma vez que humidifica e filtra o ar melhor que a respiração pela boca, purificando-o e tornando-o menos irritável para os pulmões.

Ainda assim, e apesar destas vantagens, é pouco recomendado que se durma com a boca forçosamente tapada, com os especialistas a afirmarem que existem outras formas de potenciar a respiração nasal como consultar um profissional de doenças do sono, não dormir de barriga para cima, reavaliar a dieta, não consumir álcool antes de dormir e praticar mais exercício físico.