Número de mortes nas cheias do Kentucky sobe para 37

Número de mortes nas cheias do Kentucky sobe para 37
REUTERS

Subiu para 37 o número de vítimas mortais das cheias no estado norte americano do Kentucky. Para as próximas horas está previsto o agravamento do estado do tempo.

Há mais chuva a caminho do Kentucky, o que pode complicar os esforços para localizar centenas de pessoas que estão desaparecidas há vários dias no estado.

Cerca de quatro milhões de habitantes estão ameaçados por novas tempestades ao longo desta terça-feira, com a previsão de queda até cinco centímetros de água por hora.

É o pior dos cenários para as autoridades que tentam, numa corrida contra o tempo, salvar quem está isolado há vários dias.

Pelo menos 400 pessoas foram resgatadas pelos helicópteros da Guarda Nacional dos Estados Unidos, de áreas mergulhadas em lama e afetadas por deslizamentos de terra.

Onde a água já recuou, fazem-se contas à vida.

“Nunca vi nada assim, a força da água que aqui tivemos. Podem ver pelos estragos. Vai levar meses até termos tudo limpo. As linhas de energia estão todas no chão”, explica John, um dos muitos afetados pelo dilúvio.

A casa de John resistiu à enxurrada uma vez que se localiza na margem alta do rio. A do sogro e as das restantes seis famílias que moravam na mesma zona já não existem. Todos sobreviveram e estão abrigados em tendas de acolhimento provisório. Mas houve quem não tivesse tanta sorte.

Cerca de 40 pessoas perderam a vida, neste que é já o pior desastre natural a afetar o Kentucky.