O último adeus a Isabel II

O último adeus a Isabel II
REUTERS

O Reino Unido despediu-se hoje pela última vez da rainha Isabel II. O funeral da monarca foi acompanhado por milhares de pessoas, tanto em Londres como em Windsor.

O funeral do século para a rainha do século. A derradeira despedida de Isabel II arrancou com 96 badaladas, os mesmos anos vividos pela rainha.

Perto das 11h00, a urna da rainha coberta pelo estandarte real, com a coroa imperial do Estado, a esfera e o cetro da monarca, saía de Westminster Hall. Numa carruagem de artilharia com 123 anos, usada no funeral da Rainha Vitória em 1901, foi puxada por cordas por 148 membros da marinha inglesa rumo até à Abadia de Westminster, num cortejo acompanhado pelo Rei Carlos III, e outros membros da família real.

Na presença de cerca de dois mil convidados, entre eles centenas de chefes de estado outros representantes diplomáticos, a abadia de Westminster foi o palco da primeira cerimónia religiosa do dia. Um evento no qual participaram George e Charlotte, os bisnetos de Isabel II, nesta que foi a primeira aparição das crianças desde o anúncio da morte da monarca.

O último adeus a Isabel II
REUTERS

Uma cerimónia marcada por rituais e tradições que culminaria com dois minutos de silêncio, assinalados em todo o país seguindo-se o hino: “God Save The King”.

O caixão, acompanhado por membros da família real e soldados dos diferentes ramos das forças armadas, foi depois levado ao ritmo de uma badalada por minuto e salvas de canhão. Pelas ruas de Londres, o semblante carregado de uma nação mostrava o respeito e admiração por Isabel II. O cortejo a pé seguiria até ao Arco de Wellington, local onde a urna da rainha passou para o carro funerário oficial que a transportou até Windsor.

Ainda não eram quatro da tarde quando o cortejo caminhava a Long Walk até aos portões do castelo. Ao mesmo tempo a capela de São Jorge enchia-se para a última cerimónia pública, que seria acompanhada por cerca de 800 pessoas. Nem Muick e Sandy, os Corgis da rainha, faltaram ao cortejo da monarca.

Assim como Emma, a égua favorita de Isabel II.

A coroa, a orbe e o ceptro régio foram retirados do caixão de Isabel II, num ato simbólico com o qual terminaria a cerimónia religiosa, acompanhada com emoção pelo agora rei Carlos III.

O último adeus a Isabel II
REUTERS

Pelas 19h30, realiza-se uma cerimónia privada, apenas para a família real, na qual Isabel II será sepultada no jazigo Real, ao lado do marido o príncipe Filipe.

O funeral da rainha marca o fim de dez dias de luto nacional que serviram para um país inteiro se despedir da monarca que reinou durante 70 anos. Um evento transmitido em todo o mundo, estimando-se seja o maior evento com maior audiência da história da televisão.

A despedida de uma vida de serviço e compromisso público, que marcou o mais longo reinado da história do Reino Unida e uniu uma nação.