Onde doar bens para a Ucrânia?

Onde doar bens para a Ucrânia?

Várias organizações e associações têm dinamizado recolhas nos últimos dias. Saiba alguns locais onde pode ajudar quem mais necessita.

De Norte a Sul do país, há vários locais onde se pode dirigir para contribuir para esta causa.

Em Viseu, a Câmara Municipal, o Instituto Politécnico, a Associação Viriatos e a Associação dos Ucranianos em Viseu estão a apoiar a população ucraniana.

Aqui, são pedidos medicamentos, compressas, alimentos não perecíveis, roupas de criança, mantas e itens de higiene pessoal.

Em Vila Real, uma cidadã ucraniana a viver em Portugal, Svitlana Rohashko, organizou uma recolha de bens por conta própria.

Em Braga, foi criado o ‘Braga SOS Ucrânia‘, sendo que as doações podem ser realizadas em vários locais, horas e dias, sob consulta da página de Instagram deste projeto.

Em Leiria, a Câmara Municipal da cidade lançou uma campanha para recolher bens essenciais para enviar para a Ucrânia.

O ‘SOS Ucrânia’ visa recolher variados produtos de higiene, roupa térmica, medicamentos, kits de primeiros socorros, lanternas, rádios ou pilhas.

Na Guarda, Ruslana Roman tomou a iniciativa de angariar cobertores, medicamentos, alimentos e quaisquer outros bens essenciais. Poderá contactar a mulher ucraniana, que reside há mais de 20 anos em Portugal, através do seu Facebook.

No Fundão, está a ser organizada uma recolha de bens até ao final desta semana. Entre os artigos pedidos estão cobertores, roupa, bens alimentares não perecíveis, leite em pó, fraldas e medicamentos. O local de entrega é no Centro das Migrações do Fundão, entre as 08:00 e as 20:00.

Em Lisboa, há vários locais a aceitar doações para o povo ucraniano. As juntas de freguesia de Benfica, da Misericórdia, da Ajuda, de Arroios, de Moscavide e Portela, do Areeiro e de Alcântara estão a aceitar produtos higiene pessoal, agasalhos, medicamentos, roupas quentes, ferramentas e materiais de construção, entre outros.

A Sul, em Estremoz, a Câmara Municipal está a recolher, entre outros itens, aquecedores eléctricos, chaleiras, garrafas térmicas e colchões.

Em Faro, a Associação dos Ucranianos do Algarve está a dinamizar o mesmo tipo de iniciativa. Quem estiver interessado a dar o seu apoio, deverá contactar a página de Facebook.

São pedidos medicamentos, produtos médicos (como desinfectantes e cremes cicatrizantes), medicação, alimentos com grandes prazos de validade, produtos de higiene e bens domésticos.

Saiba mais pontos de recolha para ajudar a Ucrânia: