ONU regista 516 mortos civis na Ucrânia

ONU regista 516 mortos civis na Ucrânia

Organização alerta que “os números reais são consideravelmente mais elevados”.

Além dos mortos, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) registou 908 feridos, dos quais 76 são crianças.

Os dados referem-se ao período entre 24 de fevereiro, quando a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia, e as 24:00 de terça-feira (hora local), correspondendo a 13 dias de combates.

A agência da ONU para os direitos humanos acredita que os números reais de baixas civis “são consideravelmente mais elevados, especialmente em território controlado pelo Governo” ucraniano, mais sujeito à ofensiva russa.

“A receção de informações de alguns locais onde têm ocorrido hostilidades intensas tem sido adiada e muitos relatórios ainda estão pendentes de corroboração”, justificou a agência liderada por Michelle Bachelet, antiga Presidente do Chile.

O ACNUDH referiu, em particular, as cidades de Volnovakha, Mariupol, Izium, “onde há alegações de centenas de baixas civis” que não estão incluídas nos números divulgados hoje.

A Polícia Nacional de Kharkiv (nordeste, próximo da fronteira russa) reportou que os combates ocorridos na região a partir das 18h00 de terça-feira, hora local, provocaram 170 mortos civis (165 adultos e cinco crianças) e 368 feridos, segundo o ACNUDH.

“A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas com uma vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de mísseis e ataques aéreos e de mísseis”, disse a agência da ONU.

Além das baixas civis registadas pela ONU, a guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 14º dia, provocou um número por determinar de baixas militares.