Operação de retirada de portugueses da Ucrânia em curso

Operação de retirada de portugueses da Ucrânia em curso

Ministro dos Negócios Estrangeiros antecipou um novo pacote de sanções “ainda mais duro” à Rússia.

A operação da retirada de portugueses e luso-ucranianos que desejam sair da Ucrânia “encontra-se em curso” e reiterou que Portugal está também disponível para receber refugiados.

“Tínhamos, à data de ontem, 202 cidadãos portugueses ainda na Ucrânia, 160 deles luso-ucranianos. Mobilizámos hoje os nossos meios para apoiar os portugueses e luso-ucranianos que desejam ou tenham de sair da Ucrânia, via terrestre, uma vez que o espaço aéreo está fechado. Essa operação encontra-se em curso. Portugal está inteiramente disponível não só para acolher estes (…) mas todos aqueles ucranianos que este conflito obrigue a deslocar-se. Portugal é e vai ser a sua casa de acolhimento “, referiu Augusto Santos Silva, no Parlamento. 

O chefe da diplomacia portuguesa condenou lamentou “sem ses, nem mas” a “invasão militar” da Rússia a um Estado independente e lamentou pelas vidas perdidas.

“Dezenas e dezenas de vítimas que perderam a vida ingloriamente porque as mais básicas regras do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas estão a ser ostensivamente violadas. É a maior crise de segurança por que a Europa passa deste a II Guerra Mundial”, afirmou.