fbpx
Select Page
Mundo

Pantanal devastado por incêndios

Governo brasileiro já decretou estado de emergência.

16 Setembro, 2020 - 11:12

Vânia Mateus

Com cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, o pantanal brasileiro é considerado a zona mais húmida do planeta e um dos principais ecossistemas, agora ameaçado por milhares de focos de incêndio.

Nesta região, só entre janeiro e agosto, já foram registados mais de dez mil fogos provocados por queimadas, um aumento de 221% em relação ao mesmo período do ano passado.

As chamas, alimentadas pela seca, ardem com uma força sem precedentes.

O Rio Paraguai atingiu mesmo o nível de água mais baixo desde 1973. Na segunda-feira, o Governo brasileiro decretou situação de emergência no estado do Mato Grosso do Sul por causa dos violentos fogos e garantiu que vai ser prestado todo o apoio necessário à região.

Dezenas de voluntários e bombeiros de Mato Grosso arriscam a vida para salvar animais e dizem que, para onde quer que olhem, o cenário é devastador. Uns morrem queimados, outros intoxicados pelo fumo intenso.

O fogo segue descontrolado. Há aviões a lançar jatos de água para evitar que as chamas alastrem, mas o calor não ajuda.

Especialistas indicam que o aumento do número de incêndios na zona húmida do Pantanal está fortemente relacionado com a desflorestação ilegal, que aumenta a cada ano e que provoca várias mudanças climáticas, nomeadamente no ciclo natural das chuvas.

ViajeCaDentro

Passatempo Oceanário

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa