Penny Mordaunt é a primeira candidata oficial à sucessão de Truss

Penny Mordaunt é a primeira candidata oficial à sucessão de Truss
REUTERS/Henry Nicholls

Confirmação foi dada pela própria através das redes sociais.

A antiga ministra de Defesa e atual líder da Câmara dos Comuns, foi a primeira a anunciar a candidatura à liderança do partido de forma oficial.

Penny Mordaunt é atual porta-voz do Governo na Câmara dos Comuns, tendo sido a terceira classificada no escrutínio que elegeu Liz Truss como sucessora de Boris Johnson. A agora candidata que diz que pretende ““unir o país, cumprir promessas e vencer as próximas eleições”

Rishi Sunak e Boris Johnson também já asseguraram o apoio de alguns deputados conservadores mas ainda não anunciaram a candidatura de forma oficial. Ben Wallace, um dos nomes inicialmente apontados à liderança do partido, retirou-se de uma eventual corrida à liderança dos Tories, explicando que estaria “inclinado” para apoiar o antigo Primeiro-ministro, Boris Johnson.

Ainda assim, Wallace disse que a decisão não estava tomada e que pretendia ouvir ainda o que Sunak teria a dizer.

Os candidatos têm até às 14h00 da próxima segunda-feira para reunirem o apoio de 100 membros do partido de forma a poderem avançar com a candidatura formal à eleição. O nome do novo Primeiro-ministro britânico será anunciado na próxima sexta-feira.