Poeiras de África afetam Portugal

Poeiras de África afetam Portugal

Outros países da Europa, como Espanha, França e Reino Unido, estão sob um intenso manto laranja.

A tempestade Célia está a trazer uma nuvem de poeira de África para a Europa. Várias países estão sob um manto alaranjado.

É uma imagem semelhante à de um incêndio mas, na verdade, são apenas os céus da região espanhola de Múrcia afetados por uma intensa nuvem de poeira do deserto do Saara. O sol está completamente tapado e não há qualquer noção do horizonte. Nas estradas, só se circula de faróis ligados e, pelas ruas, não se vê quase ninguém, porque o ar se tornou irrespirável.

As poeiras africanas estão a assentar em todo o lado, nos bancos de jardim, telhados e até em carros… e vieram à boleia da tempestade Célia, que também pintou de laranja França, Suíça e Reino Unido. Portugal também não escapou ao fenómeno. De forma menos intensa, o dia amanheceu com uma mistura de tons cinzentos e alaranjados um pouco por todo o país, desde a região Norte do país até Lisboa.

Esta nuvem poderá manter-se até amanhã e, em caso de precipitação, poderá transformar-se numa chuva de lama. Os especialistas avisam que a qualidade do ar pode sofrer alterações significativas e aconselham as pessoas mais vulneráveis a evitar a exposição ao ar livre.