Operação teve início em 29 de março de 2023.
A Polícia Federal brasileira realiza hoje uma operação contra o tráfico internacional de drogas, num investigação que começou após a marinha do país ter encontrado cocaína num navio que tinha como destino Setúbal, em Portugal.
Segundo um comunicado da autoridade policial brasileira, desde as primeiras horas da manhã, agentes cumprem três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em endereços nos estados brasileiros Rio Grande Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo, expedidos pela Justiça Federal, no âmbito da ‘Operação Diver’.
A operação teve início em 29 de março de 2023, após a polícia e a Marinha do Brasil apreenderem 206 quilos de cocaína ocultos no casco de um navio que viajaria para o porto de Setúbal.
“A droga foi escondida em uma das caixas de mar (‘sea chest’) do navio, através de atividade de mergulho e acompanhada por meio de rastreadores. A ação passou a ser investigada pela Polícia Federal”, indica o comunicado.
A partir de uma série de diligências, os polícias informaram que “identificaram um mergulhador profissional, cuja função na organização criminosa consiste em armazenar a droga nos navios atracados em terminais portuários brasileiros, assim como retirar a mesma das caixas de mar, mediante a atividade de mergulho no exterior”.
O mergulhador investigado foi preso em São Paulo, quando embarcava num voo para a África do Sul.