Portugal concedeu mais de 7.200 pedidos de proteção temporária

Portugal envia ajuda humanitária via proteção civil da UE

Será lançada uma plataforma online, em três línguas diferentes, para os pedidos.

Portugal concedeu até esta segunda-feira mais de 7.200 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo a última atualização, o SEF aceitou desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, 7.225 pedidos de proteção temporária.

Até ao final do dia de sexta-feira tinham sido registados 6.178 pedidos.

O Governo português concede proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.

O SEF lança esta segunda-feira uma plataforma online, em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.

A plataforma “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”, segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que dela requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.