fbpx
Select Page
Mundo

Presidente da Argélia retira candidatura às eleições

Abdelaziz Bouteflika anunciou que não procurará reeleição para quinto mandato após protestos contra a sua candidatura.

11 Março, 2019 - 19:04

Diana Rosa Rodrigues
REUTERS/Ramzi Boudina

Além de retirar a candidatura, o presidente argelino adiou as eleições presidenciais, previstas para o próximo dia 18 de abril.

O anúncio foi realizado esta segunda-feira, através de um comunicado divulgado pela agência de notícias APA, onde Bouteflika precisa que as eleições irão ocorrer “no prolongamento” de uma “conferência nacional” responsável pela reforma do sistema político e a elaboração de um projeto de Constituição até finais de 2019.

O anúncio coincide com um período de protestos contra a candidatura do presidente, de 82 anos, para um quinto mandato consecutivo à frente dos destinos do país. Abdelaziz Bouteflika regressou ontem ao país após ter estado duas semanas internado num hospital de Genebra.

Os protestos iniciaram-se há vários meses em estádios de futebol espalhando-se rapidamente para as ruas do país, tendo-se intensificado desde o passado dia 22 de fevereiro. Milhares de pessoas têm protestado contra os 20 anos de poder e corrupção de um regime dominado pelas Forças Armadas e serviços secretos.

Advertisements

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa