Primeiro navio com cereais ucranianos já foi inspecionado

Primeiro navio com cereais ucranianos já foi inspecionado
REUTERS/Umit Bektas

Foi exigida uma inspeção ao navio de forma a garantir que não são transportadas armas para a Ucrânia.

O primeiro navio carregado de cereais, depois do início das invasões russas, já foi inspecionado em Istambul e vai seguir agora caminho para o Líbano, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Defesa da Turquia. 

Segundo o Governo Turco, a equipa de inspeção, constituída por funcionários da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas, terminou a revisão do navio que se encontra ancorado na costa de Istambul, no Mar Negro, perto da foz do Bósforo. 

O navio que transporta 26.527 toneladas de milho, partiu na passada segunda-feira do porto de Odessa, na costa ucraniana do Mar Negro. 

O Ministério da defesa turco já compartilhou imagens na sua página do Twitter. 

 

A Rússia e Ucrânia assinaram um acordo, a 22 de julho, juntamente com a Turquia e a ONU para desbloquear a exportação de toneladas de cereais que estavam bloqueados nos portos do mar Negro. 

Foram dois os documentos assinados, numa cerimónia realizada na cidade turca de Istambul, sob a mediação de Ancara e da ONU. O protocolo vai durar quatro meses, com a possibilidade de ser renovado.  

Os documentos assinados constituem um acordo sobre exportações de cereais da Ucrânia e outro sobre a exportação de produtos agrícolas e fertilizantes russos. 

É exigido que seja realizada uma inspeção aos navios de forma a garantir que não são transportadas armas para a Ucrânia.