PUB
Notícias Mundo Produção de cereais em queda na Ucrânia

Produção de cereais em queda na Ucrânia

Produção agrícola em queda na Ucrânia
PUB
pub superbook

Quebra prevista na produção de cereais pode colocar em risco a alimentação mundial.

É mais uma das consequências do conflito na Ucrânia que já dura há 37 dias. A Rússia foi acusada na terça-feira, perante o Conselho de Segurança da ONU, de criar uma crise alimentar mundial e que pode ter repercussões em particular no norte da África e no Médio Oriente. Em causa está uma quebra prevista na produção de cereais que pode reduzir para metade a colheita.

Depois de no ano passado a Ucrânia ter colhido 106 milhões de toneladas de cereais, já será um prognóstico otimista se a diminuição na colheita deste ano se situar entre os 25 e os 50%.

Os dados são revelados pelo Ministro da Agricultura Ucraniano, em entrevista à agência France Presse, que explicou que o país era o quarto maior exportador mundial de milho e estava a caminho de se tornar o terceiro maior exportador de trigo.

Para além dos bombardeamentos nos terrenos ou da falta de combustível, a dificultar as colheitas está também a ida de muitos agricultores para o exército, o que cria uma escassez de mão-de-obra. O governo está, por isso,a criar um sistema de isenções temporárias que permitirão a estes trabalhadores não serem mobilizados para o campo de batalha.

De acordo com Mykola Solsky, neste momento, e sem qualquer plano traçado, cada agricultor tomará a sua decisão de plantações com base na disponibilidade de sementes, fertilizantes, pesticidas e combustível. O país já começou a semear trigo, cevada, aveia, girassol e soja.

O governo está ainda a trabalhar para aumentar a capacidade de exportação, crucial para a balança económica do país, com a ajuda dos caminhos-de-ferro.

A Ucrânia tem, contudo, reservas suficientes para alimentar a sua própria população, uma vez que o governo proibiu ou limitou a exportação de muitos produtos alimentícios, como trigo, açúcar, aveia, carne bovina ou aves.

Exit mobile version