Putin reitera determinação em continuar invasão

Putin reitera determinação em continuar invasão

Presidente russo falou hoje com Macron informando que o avanço militar da Rússia vai continuar caso os ucranianos não se rendam.

“Esta chamada permitiu ao Presidente da República [francês] defender a alternativa diplomática às operações militares, de dizer a verdade ao Presidente Putin de como vemos esta guerra e as suas consequências para a Rússia a longo prazo e esta conversa, infelizmente, serviu também para ouvir a determinação do Presidente russo para continuar esta operação militar até ao fim”, afirmou hoje fonte do Eliseu aos jornalistas.

A chamada com o Palácio do Eliseu foi pedida por Moscovo e aconteceu hoje de manhã, tendo durado cerca de uma hora e meia. Os dois líderes continuam a tratar-se por tu, falam através de tradução simultânea e a conversa de hoje foi “concentrada, séria, difícil, mas estruturada”, segundo fonte da presidência francesa.

Vladimir Putin disse que a chamada servia para informar o Presidente Emmanuel Macron de que a invasão da Ucrânia decorre como “previsto” e que se os ucranianos não aceitarem a desmilitarização e um estatuto neutro pela via diplomática, Moscovo “ia conseguir estes objetivos através da via militar”.

Os argumentos como a desnazificação da Ucrânia continuaram a ser utilizados pelo dirigente russo, com Emmanuel Macron a argumentar que isso era uma mentira, como reiterou na noite de ontem quando se dirigiu aos franceses.

O Presidente francês tentou alertar o seu homólogo russo que o seu país acabará “isolado, enfraquecido e a sofrer sanções durante muitos anos”, tentando sensibilizar ainda para a situação humanitária na Ucrânia, pedindo para serem criados corredores seguros para a saída dos civis.

Putin terá respondido positivamente, sem fazer qualquer compromisso nesta questão, negando ainda qualquer bombardeamento contra civis.

Macron terá indicado que a conversa deu a entender que “o pior pode estar para acontecer” e que a Rússia ficará cada vez mais isolada.

O Presidente francês ligou a seguir a Volodymyr Zelensky com quem se mantém em contacto, tendo o dirigente ucraniano referido que a Ucrânia “não se vai render”, embora as negociações prossigam hoje entre as duas representações na Bielorrússia.