Quem é Liz Truss?

Quem é Liz Truss?
REUTERS/Phil Noble

Liz Truss venceu as eleições internas no partido conservador e será a próxima primeira-ministra britânica. Aos 47 anos, Truss torna-se na terceira mulher à frente dos destinos do Reino Unido.

Não foi um passeio no parque mas, ao contrário do que apontavam as primeiras previsões, Liz Truss foi mesmo a vencedora das eleições do Partido Conservador, conseguindo a liderança dos Tories e, consequentemente, o cargo de Primeira-ministra. 21 mil votos separaram a ministra dos Negócios Estrangeiros do antigo ministro das Finanças Rishi Sunak, inicialmente apontado como o favorito para a eleição.

No primeiro discurso, a agora líder dos Conservadores prometeu uma liderança à imagem do que foram as promessas da campanha.

“Para esta eleição fiz campanha como conservadora e irei governar como conservadora. Amigos, precisamos mostrar como vamos cumprir o prometido nos próximos dois anos. Irei concretizar um plano ousado para reduzir os impostos e fazer crescer a nossa economia. Vou resolver a crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas mas trabalhando também com os problemas de longo prazo que temos no fornecimento de energia”, afirmou a nova líder dos Tories. 

No discurso de vitória não esqueceu o colega e amigo Boris Johson, que utilizou o Twitter para parabenizar a ministra dos Negócios Estrangeiros que chega agora ao mais alto cargo político.

Elizabeth Mary Truss nasceu a 26 de julho de 1975 no seio de uma família que, segundo ela, se posicionava à esquerda do Partido Trabalhista, o maior opositor dos Conservadores. Em criança, pela mão dos pais, participou nos protestos contra Margaret Tatcher, aquela que é agora um dos ídolos políticos da nova primeira-ministra.

A retidão dos Conservadores não pautou a carreira política de Truss, que começou como membro ativo dos Democratas Liberais, um partido de oposição centrista. Nessa altura chegou a pedir a abolição da monarquia.

Em 1996 alistou-se no Partido Conservador e foi marcando a sua posição até chegar ao governo, encontrando lugares nos Executivos conservadores desde 2014, quando começou como ministra do Ambiente de David Cameron.

Fez uma campanha fervorosa pela permanência do Reino Unido da União Europeia mas agora é uma das maiores apoiantes do Brexit, defendendo um Reino Unido menos dependente de Bruxelas e mais próximos de Estados Unidos e da região da Ásia Pacifico.

Em Bruxelas, a chegada de Liz Truss é vista com cautela uma vez que a conservadora já deixou a porta aberta para suspender os acordos negociados com o bloco Europeu sobre o Brexit. Ursula von der Leyen congratulou Liz Truss pela eleição afirmando que espera uma relação construtiva, no pleno respeito dos acordos já estabelecidos.

Ao longo da sua carreira política Liz Truss soube reinventar-se ou simplesmente adaptar-se ao cenário que mais a favorecia. Agora conseguiu bater todas a probabilidades e tornar-se na terceira mulher ao leme dos destinos do Reino Unido.