PUB
Notícias Mundo Rainha de Inglaterra falha discurso em Westminster

Rainha de Inglaterra falha discurso em Westminster

Rainha de Inglaterra falha discurso em Westminster
REUTERS/ Alastair Grant

A rainha Isabel II falhou a leitura do discurso que marca a sessão legislativa do Parlamento britânico. Príncipe Carlos fez as honras e discursou em nome da rainha, pela primeira vez em Westminster.

Ao longo de 70 anos de reinado a rainha Isabel II falhou a presença no discurso tradicional em Westminster duas vezes, quando esteve grávida.

Agora, aos 96 anos, com os médicos a alegarem questões de mobilidade foi o filho, o príncipe Carlos, a ler o discurso preparado, abrindo dessa forma o próximo ano legislativo.

Uma cerimónia por isso histórica com a pompa e circunstância habituais, onde estiveram presentes também Camila e o príncipe William.

Fontes do palácio de Buckingham admitem que a ausência da monarca prende-se também com os preparativos das festas do Jubileu de Platina, que acontecem a 2 e 5 de junho e nas quais é esperada a presença de Isabel II.

O discurso que marca os pontos principais da agenda e ação governativa britânica para o próximo ano tocou vários temas, desde o Clima e o investimento em energias renováveis, serviços públicos, medidas que fomentem o emprego e ainda a segurança e as forças policiais.

Para Boris Johnson, o início do ano governativo traz novos desafios, principalmente após os maus resultados das eleições locais da passada semana que deixaram uma nova pressão sobre o primeiro-ministro britânico. A própria unidade do Reino Unido pode estar em risco, depois de no sábado o partido nacionalista Sinn Féin, que defende a reunificação das Irlandas, ter sido a força política mais votada pela primeira vez em 101 anos.

Exit mobile version