Registados novos casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças

Baixa médica

Espanha e Reino Unido já tinham detetado aumento de casos de hepatite infantil de origem desconhecida nas últimas semanas.

Esta terça-feira, Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) confirmou que foram diagnosticados novos casos na Dinamarca, Irlanda e Holanda. Embora, não se saiba o número de novos casos, estes juntam-se aos 74 já existentes no Reino Unido e aos três diagnosticados em Espanha.

Nos EUA foram também relatados nove casos em crianças entre 1 e 6 anos de idade.

Embora as causas destas inflamações graves do fígado ainda estejam a ser investigadas, a hipótese que está a ganhar mais força é a de uma infeção provocada por adenovírus.

O centro europeu está, por isso, a trabalhar com outros organismos sanitários destes países, bem como com a Organização Mundial de Saúde e outros parceiros para apoiar as investigações em curso.

O Reino Unido foi o primeiro país a dar conta do aumento no número de casos de hepatite infantil de origem desconhecida na Escócia.

Os sintomas da doença são dor abdominal e vómitos, icterícia, coloração escura da urina e acolia (falta de secreção biliar).