
O Ministro da Energia aprovou o projeto da central nuclear Sizewell C. O Reino Unido pretender livrar-se da dependência energética.
O projeto da central nuclear Sizewell C foi aprovado pelo governo britânico. O projeto envolve a construção de uma nova central nuclear que vai produzir eletricidade fiável e com baixo teor de carbono. O objetivo é ajudar o país atingir a neutralidade de carbono até 2050.
Sizewell C é um projeto que ronda os 20 milhões de libras, nos quais a EDF (Électricité de France) tem uma participação de 80%.
A proposta nuclear recebeu a autorização de desenvolvimento do Ministro da Energia do Reino Unido, Kwasi Kwarteng.
Londres tornou como prioridade o desenvolvimento da energia nuclear para realizar uma estratégia energética independente. Apesar disto, são muitos os reatores que estão em fim de vida.
A única central atualmente em construção é a de Hinkley Point C., liderada pela EDP e pela CGN (China General Nuclear Power) da China, projeto que começa a funcionar em 2027.
Com o conflito militar entre a Russia e a Ucrânia, a independência energética é um dos grandes objetivos do país. Por essa razão, o Reino Unido quer acelerar o desenvolvimento da energia nuclear.
O Reino Unido planeia ter até oito novos reatores até ano 2050, de forma a fornecer 25% da procura de eletricidade.