Reino Unido reforça ajuda humanitária à Ucrânia

Regiões e municípios da UE pedem reforço de ajuda humanitária

Pacote de 45 milhões de libras (53 milhões de euros) visa ajudar sobretudo mulheres e crianças. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico disse que o apoio destina-se a pessoas mais vulneráveis afetadas pelo conflito, pelo que 15 milhões de libras (18 milhões de euros) serão destinados ao Fundo Humanitário da ONU para a Ucrânia (UHF), outros 15 milhões de libras para a UNICEF. 

Entretanto, 10 milhões de libras serão entregues a organizações na Moldova e outros países que estão a receber refugiados e cinco milhões de libras estão destinados à Cruz Vermelha. 

Estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária na Ucrânia, para além dos mais de cinco milhões de refugiados chegaram aos países europeus desde o início do conflito.

Entretanto, o Governo britânico também tem previsto o envio de mais medicamentos e material de tratamento médico e produtos alimentares, como massa, arroz, enlatados e água engarrafada.

A chefe da diplomacia britânica, Liz Truss, defendeu a ajuda aos “mais vulneráveis na Ucrânia, particularmente mulheres e crianças, que enfrentam um risco maior de violência e exploração sexual”. 

No total, segundo o Governo, o Reino Unido já mobilizou 220 milhões de libras (260 milhões de euros) em apoio humanitário às vítimas do conflito.