Relatório prevê cenário caótico com Brexit sem acordo

Seis páginas que descrevem o pior cenário possível para o Reino Unido caso o país abandone a União Europeia sem acordo. O relatório “Operation Yellowhammer” foi totalmente divulgado pelo Governo britânico e dá conta dos efeitos concretos que um Brexit sem acordo poderá ter no país.
Em agosto, a imprensa britânica já tinha desvendado alguns detalhes do documento que foi agora tornado público. A primeira indicação é clara: a partir de 31 de outubro, todos os direitos e acordos recíprocos com a União Europeia terminam.
O Reino Unido reverte totalmente para um estatuto de país terceiro.
No que toca a medidas concretas, o documento dá conta de eventuais falhas no acesso a medicamentos, falhas no fornecimento de alimentos frescos e consequente aumento de preços com o relatório a salientar os receios de pânico entre a população e as corridas massivas aos supermercados.
Em Gibraltar, os controlos fronteiriços com Espanha poderão criar dificuldades à economia da região britânica. Os controlos obrigatórios impostos por França após a saída deverão diminuir as taxas de fluxo de camiões de mercadorias a atravessar o Canal da Mancha.
Os cidadãos britânicos que pretendem viajar para outros países do bloco comunitário podem ficar sujeitos a inspeções nas fronteiras, o que pode causar atrasos significativos.O relatório dá conta de que, até agora, não foram concluídos quaisquer acordos individuais com os países membros da União Europeia, com exceção do acordo com a Irlanda na Segurança Social.
O Governo continua a desvalorizar o documento com Michael Gove a explicar que as conclusões são antigas e não refletem totalmente o nível de preparação do país.